Você concorda que quem tem um sorriso bonito passa mais confiança do que aquela pessoa com uma estética dentária mal cuidada? Em toda a minha trajetória profissional como cirurgiã dentista, tenho visto inúmeros casos em que uma dentição inadequada prejudica a marca pessoal de profissionais e figuras públicas.
- Siga-me no LinkedIn
- Siga meu podcast no Spotify
- Siga-me no Instagram
- Inscreva-se em meu canal do YouTube
Conversando recentemente com meu amigo Ricardo Dalbosco, excelente estrategista de marca pessoal para executivos e executivas no Brasil e no Mundo falamos sobre como um sorriso e boca saudável pode impactar positivamente na imagem de uma pessoa. Sobre esse assunto, inclusive, gravamos um episódio para o meu Podcast no Spotify, e resolvemos escrever esse artigo em conjunto.
———–
Clique aqui para acessar meu Podcast
———–
Antes de falar sobre a importância do sorriso para o fortalecimento da marca pessoal, é preciso explicar que a odontologia é formada por três eixos:
- Saúde
- Estrutura
- Estética
A que eu prezo em primeiro lugar é a parte da saúde bucal. Antes da questão estética, é preciso priorizar o bem-estar do indivíduo. Para se ter dentes bonitos e saudáveis é necessário adotar uma rotina de cuidados e prevenções, como ter uma boa alimentação, fazer a escovação correta e visitar regularmente o dentista.
Desde a fundação da Clínica Oceano Azul, estabeleci procedimentos de atendimento para aumentar a segurança dos meus clientes. Fonte: Acervo Pessoal Dra. Silmara Roeder
É importante destacar que uma boca bem cuidada influencia diretamente no funcionamento adequado de todo o organismo. Não dar a devida atenção pode acarretar em complicações em outras partes do corpo, algumas delas chegando até a ocasionar infecções graves.
Com relação à estrutura, que considero a segunda mais importante, é imprescindível para a proteção dos dentes. É preciso cuidar da gengiva, esmalte, língua e de toda a anatomia bucal para manter tudo em perfeitas condições. Fazendo uma comparação, é como um carro que precisa do correto alinhamento e balanceamento para o funcionamento ideal.
A importância da estética bucal para sua marca pessoal
O terceiro eixo é o da estética. Depois de cuidar da saúde e da estrutura bucal, temos a etapa de deixar os dentes com uma aparência mais bonita.
Falo muito com meus pacientes sobre como um sorriso bonito pode impulsionar a carreira deles. É algo que as pessoas com quem eles se relacionam percebem rapidamente. Para dar um exemplo, lembro de um candidato a prefeito que atendi certa vez. Ele não tinha uma boa dentição. Os dentes não tinham uma apresentação legal e perguntei para ele se acreditava que, daquela forma, passava confiança e credibilidade aos eleitores. Será que as pessoas teriam confiança para votar nele, acreditando que faria um bom trabalho no cuidado da cidade se não tinha cuidado com a própria saúde bucal?
“Marca pessoal é um todo, uma composição. Não dá para você colocar tudo a perder por causa do seu sorriso tímido em não querer mostrar seus dentes.” Ricardo Dalbosco – Especialista em Marca Pessoal
Outro caso que recebi foi de um palestrante que não tinha uma boca bem cuidada. Disse a ele que dificilmente convencia o público dele com aquele sorriso. Toda a parte bucal acabava denegrindo a imagem do profissional, sua marca pessoal e atrapalhando todo o esforço dele em passar o conteúdo.
Autoestima
Além da aparência poder abrir portas, ela ajuda muito a melhorar a autoestima de uma pessoa. Receber um elogio ou mesmo ter uma boa aceitação social e profissional aumenta a autoconfiança.
A autoestima elevada ajuda principalmente os profissionais que lidam diariamente com reuniões e contatos. A expressão com um sorriso bonito passa a mensagem de segurança e empatia, contribuindo para o sucesso do negócio ou na hora de atingir qualquer outro objetivo.
E você também acredita que o aspecto bucal pode trazer impactos a sua marca pessoal? Conte para mim.