Nos últimos anos, o setor odontológico tem proporcionado novas tecnologias para o tratamento e a manutenção da saúde bucal. Em 2022, por exemplo, as mudanças no perfil do paciente influenciaram no surgimento de novas tendências no mercado da odontologia, principalmente, pautadas por dois fatores: a longevidade e a estética. Mas o que isso impacta no mercado?
O quesito estético ganha força e destaque no setor na mesma velocidade em que as áreas mais tradicionais precisam se reinventar e incluir a tecnologia em seu atendimento.
Se antigamente o maior trabalho dos dentistas era a restauração oriunda de cáries, hoje a realidade já é outra, isso porque, as novas gerações têm a tradição de um cuidado maior com os dentes, o que diminui o trabalho em torno de lesões cariosas e o aumento de tratamentos relativos a lesões não cariosas como a abfração, abrasão e erosão dos dentes e do bruxismo.
Talvez você não imagine, no entanto, uma das causas mais emblemáticas dos últimos anos e que tem alterado a procura por tratamentos nos consultórios odontológicos é a saúde mental dos pacientes, sabia disso!?
As mudanças no estilo de vida do paciente
Não é de hoje que o tema da saúde mental tem surgido como importante fator de mudanças na sociedade. E de onde vem essas alterações? Para alguns especialistas, a resposta está na transformação do estilo de vida dos pacientes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento global de 25% nos distúrbios de ansiedade e depressão apenas no primeiro ano de pandemia, a estimativa é que este número tenha aumentado exponencialmente até 2022. Na odontologia, as interferências desse cenário são claras com diferentes sequelas na população.
A primeira delas é o aumento da incidência de “apertamentos”, mais conhecido como bruxismo. Ele interfere não apenas na estrutura do dente, mas também modificando toda arcada dentária e alguns aspectos fisionômicos da face. Diversos pacientes chegam aos consultórios com dentes trincados e a formação do rosto alterado pelo ato de serrar um dente no outro.
A segunda interferência está relacionada à má alimentação. É comum que algumas lesões e desgastes apareçam pela ingestão excessiva de produtos que danificam o esmalte do dente.
Ambos os problemas têm feito a odontologia criar novos métodos de atuação, desenvolver pesquisas relacionadas ao comportamento social do paciente, buscar formatos de trabalho personalizados e incluir a tecnologia como prioridade no desenvolvimento da clínica odontológica.
Assine minha newsletter para receber meus conteúdos assim que publicados
A inclusão das soluções digitais na Odontologia
Atualmente, o foco do mercado tem sido a expansão tecnológica e um serviço especializado para o paciente. Na odontologia não é diferente. As clínicas e consultórios têm se direcionado para inclusão de ferramentas digitais em qualquer serviço. Um paciente que chega à clínica com dente quebrado, por exemplo, não precisa mais esperar dias para fazer exames e fazer o tratamento, porque ele consegue em um único dia realizar o mesmo.
O foco da tecnologia está nisso: execução de trabalhos, antes morosos, com maior agilidade e eficácia. E para isso, algumas das tendências tecnológicas assumidas pela odontologia atualmente são:
- Uso de realidade aumentada;
- Incorporação da realidade virtual e impressoras 3D;
- Cirurgias com ajuda robótica;
- Inclusão da Inteligência Artificial;
- Telerradiologia e teleconsultas;
- Equipamentos de ponta;
- Consultórios Individualizados para determinados serviços.
O direcionamento com tratamentos digitais facilita o contato com paciente, contudo, não trata-se apenas dos equipamentos, mas do desenvolvimento técnicos e teóricos que o profissional terá para construção de seu trabalho.
Ter uma equipe comprometida e treinada, estudos frequentes sobre novas técnicas e o entendimento sobre as novas pesquisas na área, também, são fundamentais para a competitividade do profissional.
Não à toa, um novo método de trabalho está ganhando espaço: a biomimética odontológica.
Quer aumentar sua qualidade técnica e fortalecer sua carreira na odontologia? Fale comigo por inbox para conhecer minha mentoria.
Biomimética Odontológica
A biomimética é uma forma de trabalho do dentista focado em estudar os biomateriais, ou seja, propõe buscar os melhores recursos para recuperação da estrutura perdida ou danificada, criando um menor impacto, resultados mais seguros e atendendo as expectativas do paciente.
O tratamento é especializado em não extração, mas técnicas que preservam a integridade dos dentes e da arcada dentária que busca uma recuperação menos dolorosa. Isso, principalmente, para o trincamento de dentes pode resolver o grande problema da extração.
Custos x Colaboração
Por fim, uma das grandes tendências da odontologia para 2022 está na otimização de recursos, cada dia mais recém formados têm encontrado na colaboração entre profissionais uma alternativa para sobreviver aos altos valores de investimentos em clínicas e equipamentos.
Além da economia, esta prática ajuda novos profissionais a se consolidarem no mercado, criarem um nome, pensarem em uma especialização e terem recursos para um desenvolvimento pleno. Afinal, há um grande investimento envolvido em tocar uma clínica ou consultório.
E aí, qual destes tratamentos odontológicos você já precisou? Sabia de todas essas novidades disponíveis no mercado?