É possível, hoje, tornar os procedimentos ortodônticos e de tratamento dentários mais eficazes para pacientes e profissionais? A resposta é sim e isso acontece por meio da odontologia digital, uma solução tecnológica e disruptiva que está cada dia mais presente nos consultórios odontológicos. E você, já trabalha com a odontologia digital?
Há alguns anos o setor de healthtechs tem aprimorado a ciência de tecnologias em torno da saúde. Assim, surge a odontologia digital como uma forma de otimizar e tornar mais preciso tratamentos que antes poderiam ser morosos e despender tempo e recursos.
Mas na prática, para que serve a odontologia digital?
Ela funciona como ferramentas, sistemas e equipamentos que auxiliam o profissional na precisão de tratamentos e procedimentos. Por exemplo, é possível com a odontologia digital digitalizar as expressões da boca do paciente para qualquer tipo de procedimento, desde os mais básicos até os mais complexos.
Antigamente, este tipo de atividade era realizada com moldagem de modelos em gesso, o processo era longo, moroso e ainda despendia mais pessoas envolvidas, um grande acúmulo de materiais e desperdício de recursos e tempo.
A odontologia digital facilitou a vida do dentista e do paciente, diminuindo os moldes físicos e tendo todos os exames digitais para serem acessados a qualquer momento de qualquer lugar do mundo.
Da mesma forma, os trabalhos de reabilitação realizados com próteses sobre implantes também tiveram um salto tecnológico. Agora, é possível escanear e digitalizar o dente e mandar por email para o laboratório que já consegue receber a imagem e confeccionar os trabalhos digitalmente através dos programas para produção dos dentes. Com isso não tem tanto trabalho manual e não depende de tanto tempo do profissional protético que consegue trabalhar com mais rapidez e maior detalhamento das atividades.
Assine minha newsletter para receber meus conteúdos assim que publicados clicando aqui
Com a odontologia digital ainda é possível:
- Desenvolver uma investigação digital e aprofundada dos tratamentos;
- Planejamentos mais eficazes dos tratamentos para o paciente;
- Criação de moldes com a impressão 3D;
- Criação de próteses, facetas e restaurações sem a moldes;
- Fazer simulações das reparações para teste e avaliação antes da execução;
- Possibilita cirurgias guiadas, com maior planejamento.
E de que forma isso beneficia o profissional dentista?
De acordo com profissionais experientes e que já trabalham na odontologia digital, as inovações da área proporcionaram maior planejamento, testagem e assertividade nos processos, auxiliando a eficácia dos tratamentos, o aprofundamento científico no problema do paciente e uma correção detalhada e segura.
A odontologia digital surgiu para facilitar a vida do cirurgião dentista e melhorar a qualidade de tratamento do paciente. Mas cuidado, nem tudo são flores. De acordo com especialistas, este processo deve ser incluído em seu consultório quando você já tem domínio das atividades clínicas. Afinal, a técnica está aliada ao conhecimento.
Quer aumentar o seu conhecimento por meio de mentoria para crescer e ter sucesso no mercado da odontologia? Fale comigo para saber mais.
Aprimore seus conhecimentos!
Por isso, um alerta para os profissionais recém formados e não experientes é, primeiro, se aprimorar na sua área. A capacitação é um trabalho primordial, uma vez que apesar de facilitar a vida do dentista, a odontologia digital é uma ferramenta meio e não substitui a expertise intelectual.
Outra sugestão para quem está entrando na área é entender que a odontologia digital ainda é um recurso caro, com aparelhos de alto custo e com retorno demorado para o profissional, por isso, é recomendado que seja implementado aos poucos e com planejamento. E para isso, uma solução é fazer parcerias com centros radiológicos até que seja possível ter os equipamentos próprios.
Por fim, é importante entender o papel da tecnologia aliado ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Para usar de forma inteligente a odontologia digital, primeiro, é fundamental estudo e conhecimento lógico da profissão. Através de qualquer ferramenta precisa existir um profissional crítico e sagaz.