Chega uma hora na vida profissional que todo dentista precisa pensar e definir qual será sua especialidade, baseado em suas afinidades e no desenvolvimento do próprio mercado a especialização odontológica é uma forma de se tornar autoridade no seu campo de atuação. Entretanto, é comum ouvir falar sobre a tal da integração na odontologia.
Como ela pode ajudar a modernizar e ampliar os serviços da sua clínica?
A odontologia integrada prevê um espaço em que as várias áreas da odontologia operem em equipe e com planejamento das atividades.
Em outras palavras, ela acontece quando em uma clínica há vários profissionais, de diferentes áreas e especialidades, trabalhando ao mesmo tempo.
Em outros locais, é possível que este corpo médico seja menor, mas tenha profissionais com especialidades complementares na formação de uma equipe.
Essa integração busca oferecer ao paciente todos os tratamentos que ele precisa em um único local, e isso acontece a partir de uma equipe multidisciplinar que possa executar todas as etapas do tratamento dentro de um mesmo consultório. Este perfil de trabalho é conhecido como colaborativo!
Assine minha newsletter para receber meus conteúdos assim que publicados clicando aqui
Como funciona a integração na odontologia?
Da mesma forma que acontece quando um paciente vai até um dentista e é direcionado para um especialista no seu caso, a integração prevê que este especialista esteja na mesma clínica e atue a partir da construção de um planejamento completo do paciente. Ou seja, primeiro será analisada as problemáticas do paciente e serão realizados os exames necessários, depois cada fase do processo será executada por um profissional especialista a partir da análise de todos os envolvidos.
Este é o intuito da colaboração: todos os profissionais são especialistas em suas áreas, entende as áreas dos outros, sabe da importância, e com isso fica mais fácil de entender onde cada profissional começa e termina suas atividades, dessa forma há uma integração da equipe a o tratamento é executado como um todo; em uma sincronia entre os profissionais.
Qual importância de ter uma clínica integrada?
Para os profissionais que já atuam com esse sistema, ter uma clínica integrada é dar para o paciente subsídio em qualquer problema e de forma plena, criando uma atendimento cada dia mais personalizado às diferentes necessidades daquele paciente e das demandas do próprio mercado quanto à tecnologia e agregação das áreas.
Por outro lado, o profissional acaba aprimorando-se tendo em vista que não faz parte de um tratamento unilateral, mas vê a necessidade de decidir em equipe qual será o papel de cada dentista no objetivo final de reabilitar aquele paciente em menos tempo e sem falhas no processo.
Entre os principais benefícios de ter uma clínica integrada estão:
- Maiores abrangência de especialidades;
- Atendimento personalizado ao paciente;
- Praticidade para paciente e profissional;
- Otimização de recursos e tempo;
- Agilidade no tratamento e processos;
- Reabilitação com maior longevidade ao paciente;
- Maiores ganhos financeiros e de tecnologia; e
- Construção de autoridade no campo.
Já imaginou tudo isso beneficiando não apenas os seus pacientes mas toda a sua carreira profissional?