A harmonização facial é uma especialidade consolidada na odontologia e não é de hoje que ela vem se tornando a galinha dos ovos de ouro para profissionais que trabalham na área da saúde, seja dentistas, médicos, biomédicos ou esteticistas.
Desde 2019, a harmonização facial é registrada como uma especialidade de dentistas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Responsável pelo equilíbrio estético e funcional da face, a especialidade é uma ciência completa e que exige estudo constante por parte do profissional.
De acordo com os odontologistas que trabalham com segmento, a área tem que ampliado e democratizado nos últimos anos, o que por um lado é positivo e dá possibilidades para um maior número de pacientes acabar com problemas estéticos que os incomoda, por outro, abre espaço para o charlatanismo e para o exagero no procedimentos, criando até mesmo um preconceito caricato.
Harmonização Facial, uma especialidade consolidada na odontologia
Desde que a harmonização facial foi registrada, dentistas no Brasil todo buscaram aprimoramento na área, sendo hoje, profissionais reconhecidos e com sucesso nos procedimentos. Para muitos especialistas, a odontologia se diferencia por saber qual é o limite entre a estética e a saúde da face.
É comum que os pacientes, sejam homens ou mulheres, iniciem os procedimentos e acabem “viciando” nas modificações estéticas. Para isso, é preciso que o odontologista tenha pulso firme e mostre ao paciente que o exagero na harmonização facial cria expressões não naturais e não saudáveis.
Para ter bons resultados, os dentistas precisam buscar uma formação sólida, ética e com responsabilidade para entender a necessidade de cada paciente e executar procedimentos com excelência, pensando na saúde do seu paciente, prezando pela qualidade de vida e sem exageros.
Por isso, além da execução é preciso priorizar o planejamento facial, entender as dores e necessidades do seu paciente, construir um modelo adaptativo e ter em mente que a saúde física precisa estar em consonância com a emocional para resultados que sejam positivos para seu paciente. Afinal, ele está buscando uma solução que mude a sua vida.
Outro aspecto importante é mergulhar nas inovações deste mercado, antes de chegar com força ao brasil, a harmonização já era amplamente difundida nos Estados Unidos, inclusive, um local vasto com profissionais experientes e que podem dar outra visão e vivência da profissão, vale buscar conhecimento em outros campos e ampliar o seu olhar.
Entre os procedimentos estéticos e de harmonização realizados pelo profissional dentista, estão:
- Manuseio da toxina botulínica;
- Preenchimento: facial, labial, de olheiras, molar, mandibular, de mento, naso-labial, naso-geniano, de linhas de marionete;
- Aplicação de biomateriais indutores de colágenos, os bioestimuladores;
- Laserterapia;
- Lipoplastia facial, como a bichectomia;
- Lip Lift;
- Redução enzimática de papada;
- Fios de sustentação facial PDO, fios silhouette;
- Entre outros.
Siga o instagram da minha clínica Oceano Azul
Gostou deste conteúdo? Comenta aqui abaixo o que mais lhe chamou a atenção e sobre o que gostaria que eu trouxesse mais informações.