É muito comum os pacientes chegarem ao consultório e pedirem: “quero arrumar os dentes, mas não quero que pareça que tratei eles, quero que pareça mais natural possível”. Nos últimos tempos, cada vez mais pacientes buscam fugir da estética bucal artificial oriunda das lentes para um arcada dentária esteticamente bonita e natural.
Se por um lado é melhor tratar pacientes que queiram trabalhar a naturalização dos dentes, focando na reabilitação plena, por outro pode ser um grande desafio!
Dentistas especialistas na estética bucal, relatam como dar para o paciente dentes artificiais com aspectos naturais pode ser bastante difícil, isso porque o processo precisa ser feito manualmente, quase artesanal. Seja pela cerâmica ou resina, o operador precisa ter muito grande conhecimento em anatomia, cor e forma. Só assim, é possível recuperar um aspecto realmente natural.
Mas por que o processo da estética bucal pode ser tão difícil?
O processo de lentes é mecânico e fundamenta-se em uniformizar todos os dentes, ou seja, um processo artificial com fim artificial. Com a naturalização é diferente, o profissional precisa alcançar todas as características presentes no dente natural, o que pode ser um grande desafio dependendo das suas especificidades. Nenhum dente é igual ao outro e todos os seus elementos podem mudar.
Por isso, é claro, o dentista precisa de um vasto conhecimento e uma operacionalização excelente para conseguir transferir das mãos para os dentes a sua naturalidade.
É claro que a odontologia teve um grande avanço, e com ela materiais novos foram desenvolvidos para ajudar estes procedimentos delicados. De qualquer forma, não basta ter a tecnologia, o profissional precisa desenvolver a técnica nas mãos e na mente para o sucesso de um procedimento tão singelo quanto a reconstrução natural.
Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) o Brasil é o segundo país que mais investe em mudanças odontológicas no mundo todo.
O que antes poderia ser majoritariamente uma busca por procedimentos como facetas, lentes e clareamentos, atualmente o perfil de paciente mudou para pessoas mais preocupadas em um aparência leve e sem muitas interferências na estética bucal.
Quer aprender as melhores técnicas para atender seu cliente com mais qualidade? Conheça minha mentoria clicando aqui.
A dica de hoje é: entenda quais tecnologias e inovações podem proporcionar essa naturalização buscada pelo seu paciente e como isso pode estar aliado a um bem estar físico e psicológico para ele. Da mesma forma, é importante como profissional estar alimentado das transformações do mercado.