Quando um paciente entra no consultório, muitas vezes, ele já quer uma resposta rápida do profissional quanto a seu problema e o melhor tratamento, não é mesmo?! Mas a agilidade sem aprofundamento é realmente uma boa solução para ele e para seu serviço ortodôntico? A personalização dos tratamentos na odontologia é uma forma de romper com a ideia mecanicista dos procedimentos e adotar uma relação integrada com seu paciente através de uma lógica individualizada. A ideia aqui é que os tratamentos ortodônticos supram todas as necessidades do seu paciente a curto, médio e longo prazo.
Assine minha newsletter para receber meus conteúdos assim que publicados clicando aqui
Por que aderir a odontologia personalizada?
Muitos profissionais dizem que qualquer tratamento odontológico é uma forma de personalização, contudo isto não acontece em todos os casos. É comum que alguns dentistas acabem aderindo ao imediatismo do seu paciente e assim trate apenas o problema momentâneo.
A odontologia personalizada é contrária a essa ideia. Para ela, cada pessoa tem um biotipo facial, quando é realizado um tratamento de reabilitação é preciso individualizar esse tratamento, porque ele precisa terminar de acordo com biotipo facial da pessoa. Então você individualiza esse tratamento, tendo em vista que cada pessoa precisa ser analisada singularmente de acordo com as características.
Em casos mais severos, por exemplo, o paciente requer uma reabilitação individualizada na qual é possível recuperar uma estética facial antes perdida, para muitos pacientes, essa atenção “especial” é fundamental para recuperação de suas características, em um quesito estrutural e estético.
Personalização na odontologia digital
A personalização está há tempos atrelada ao desenvolvimento da odontologia digital. E isso acontece da seguinte forma: para realizar um tratamento individualizado é preciso a montagem do caso clínico do paciente, os itens que compõem um case desse paciente dependem dos exames e tratamentos que irão identificar as problemáticas singulares.
Por exemplo, a utilização de analgésicos de gesso, articuladores de postura mandibular, escaneamento da boca, e assim, um sistema de reabilitação de moldes que irão para um preview digital em impressão 3d antes de chegar até a boca do paciente e ser executado o procedimento.
Um questão de aprofundamento e integração dos tratamentos ortodônticos
Como mencionado anteriormente, para ter sucesso na personalização dos seus serviços, primeiro é preciso que o profissional monte um quadro completo de investigação do seu paciente. Contudo, uma odontologia onde é exercida a individualização de processos é, também, mais cara para o próprio paciente.
Quanto mais individualizado o atendimento, mais caro se torna o profissional. Isso acontece, porque a relação e o tempo gasto para tratar aquele indivíduo se torna maior também. Esses profissionais são destaques na área ortodôntica por apresentar uma solução, muitas vezes, definitiva; que reabilita completamente aquele paciente, precisando apenas que ele faça manutenções esporádicas.
A filosofia central da personalização de tratamentos é: construir uma reabilitação total da arcada dentária, aperfeiçoamento da estética e aumento da longevidade dentária para o paciente.