A palavra “dentes” normalmente faz as pessoas lembrarem de sorriso e dor no dente ocasionada por cáries. Para um sorriso bonito, é preciso ter uma saúde bucal adequada. Para não ter dor no dente, é preciso também ter uma saúde bucal adequada. Sabe para que também é necessário cuidar da boca e dos dentes da maneira certa? Para evitar o surgimento de doenças periodontais.
“Mas Dra. Silmara, o que é isso?”. Doenças periodontais ou doenças gengivais são processos inflamatórios que impactam diretamente na estrutura de suporte dos nossos dentes, ou seja, gengivas, ligamentos e osso.
Segunda os dados de 2020 da Organização Mundial da Saúde (o último divulgado até o momento que publico este artigo), as doenças periodontais afetam quase 10% da população mundial. A principal causa do surgimento delas é o acúmulo de placa bacteriana que, com o tempo, vai atingindo e prejudicando a saúde bucal, podendo chegar a níveis graves e a perda de dentes se não forem tratadas.
Assine minha newsletter para mais conteúdos como esse
Quais os níveis das doenças periodontais
Existem duas categorias de doenças periodontais, a gengivite e a periodontite, e cada uma delas possui níveis distintos, podendo ocorrer do grau mais leve ao mais avançado a depender do tipo e estágio da inflamação.
Gengivite
Essa é a forma mais leve das doenças periodontais. É o que surge primeiro e com os seguintes sinais e sintomas:
- Gengivas vermelhas e inchadas;
- Sensibilidade das gengivas provocando o sangramento durante a escovação ou o ato de passar o fio dental;
- Mau hálito constante.
Por que isso ocorre? Quando a higiene bucal não é feita de forma correta, a placa bacteriana vai se acumulando, criando uma película de bactérias ao redor dos dentes, as quais acabam atingindo a gengiva e a deixando irritada.
A gengivite caracteriza-se por ser um grau mais leve das doenças periodontais pois não chega a destruir os ossos e os tecidos periodontais. Além da falta de higiene, outros fatores podem contribuir com o surgimento dela como o tabagismo, diabetes, determinados medicamentos e alteração de hormônios.
Para evitar que ela ocorra, recomenda-se:
- Higiene oral regular, adequada e com o uso do fio dental;
- Visita ao Dentista para remover a placa e o tártaro acumulado;
- Controlar os outros fatores que podem ocasionar o surgimento da gengivite.
Periodontite
A periodontite ocorre quando a gengivite não é tratada. Ou seja, o problema evolui e um novo grau de inflamação surge na boca. Nesta fase, as gengivas já inflamadas fazem força e aumentam o espaço entre os dentes, abrindo caminho para mais acúmulo de placa e bactérias, e tem-se a probabilidade da inflamação começar a afetar e danificar os ossos e tecidos.
Diferente da gengivite, a periodontite possui mais de um nível de inflamação. Veja abaixo quais são eles, quais os principais sintomas e como tratar.
Níveis da Periodontite
- Periodontite Leve: caracterizada pela inflamação da gengiva e perda pequena do osso alveolar;
- Periodontite Moderada: caracterizada por uma perda maior do osso alveolar, formação de bolsas periodontais que acumulam ainda mais placa e bactérias, mobilidade leve a moderada dos dentes;
- Periodontite Avançada: caracterizada por uma perda significativa do osso alveolar, bolsas gengivais ainda mais profundas e mobilidade avançada dos dentes.
Sintomas de cada nível da Periodontite
- Periodontite Leve: sangramento e leve retração da gengiva, mau hálito;
- Periodontite Moderada: gengivas vermelhas e inflamadas, exposição da raiz do dente, bolsas periodontais entre 5-7mm;
- Periodontite Avançada: gengivas extremamente vermelhas e inflamadas, sangramento, dentes soltos, pus ao redor das gengivas.
Tratamento de cada nível da Periodontite
- Periodontite Leve: visita ao dentista para limpeza profunda e adequação da higiene bucal;
- Periodontite Moderada: visita ao dentista para limpeza profunda, possível uso de antibióticos e cirurgia em casos específicos;
- Periodontite Avançada: cirurgia para regeneração óssea ou preenchimento de gengiva, conforme o caso, assim como também pode ser necessária a extração dentária.
Saiba mais sobre os impactos das Doenças Periodontais na Saúde Geral do corpo clicando aqui
Fatores que podem causar as doenças periodontais
Má higiene bucal, mudanças hormonais (principalmente nas mulheres), diabetes, tabagismo e a própria genética são alguns dos fatores que podem ocasionar as doenças periodontais. Porém, no caso da periodontite, podemos ainda fazer detalhar mais em função das várias formas de classificação da doença.
- Periodontite Crônica: a forma mais comum, causada pelo alto acúmulo de placa bacteriana, ocorrendo de forma lenta e normalmente em adultos.
- Periodontite Aguda: associada a fatores sistêmicos ou genéticos e tendo um avanço mais rápido das inflamações;
- Periodontite de Rápida Progressão: uma rápida destruição periodontal que normalmente acontece em adolescentes e jovens adultos mesmo com uma boa higiene oral;
- Periodontite Necrosante: quando há os tecidos gengivais, ligamentos e osso não existem mais. Normalmente, ocorre em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como HIV/AIDS ou desnutrição severa.
As doenças periodontais não impactam apenas a saúde bucal
A perda óssea, dos dentes e a retração da gengiva ocasionadas pelas doenças periodontais podem afetar não apenas a saúde bucal e a saúde como um todo, mas também afetar questões estéticas e de autoestima, impactando diretamente nos relacionamentos, carreira e sucesso profissional.
Agir com ações diárias para prevenir o surgimento delas, assim como o diagnóstico precoce e a orientação e tratamento por um profissional experiente são fundamentais para que você tenha uma saúde bucal e qualidade de vida mais saudáveis.
Não descuide de você mesmo e não deixe chegar em situações como essas. Mantenha uma boa higiene oral, vá ao dentista frequentemente, controle possíveis fatores de risco e busque a informação correta antes de seguir com qualquer tratamento ou intervenção nos seus dentes e boca.