Se lidar com uma doença já não é fácil e nem mesmo agradável, imagine ter que lidar com duas ao mesmo tempo? A relação entre as doenças nem sempre é compartilhada e grande parte das pessoas só passa a ter conhecimento disso depois que o estrago já está feito. A conexão da ansiedade e depressão com problemas de hipertensão, cardíacos e gastrointestinais tem sido mais debatida em razão dos últimos acontecimentos históricos, mas será que os brasileiros têm consciência sobre a relação entre diabetes e periodontite?
Em um cenário ideal, a população brasileira deveria ter um bom conhecimento sobre o assunto diabetes, suas causas e consequências, e, o mais importante, o que fazer para reduzir essa taxa no país. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil ocupa a 6ª posição mundial na lista de países com mais pessoas diabéticas e o 3º lugar se filtrarmos apenas pela diabetes Tipo 1. Não há nada para se orgulhar nesses dados e nós, como profissionais da saúde, temos que orientar cada vez mais nossos pacientes sobre o tema, principalmente sobre o impacto negativo que a diabetes pode gerar na saúde bucal.
O que causa a diabetes?
A doença diabetes mellitus, mais conhecida como diabetes, é caracterizada por um desequilíbrio crônico do metabolismo que faz com que o nível de açúcar no sangue aumente consideravelmente.
Para que as nossas células funcionem corretamente, o açúcar é necessário, pois é ele que fornece energia, mas para que elas tenham acesso a isso, o pâncreas precisa produzir um hormônio chamado insulina. Quando o nível de açúcar no sangue está mais alto que o padrão, há um desequilíbrio nessa produção, fazendo com que o organismo crie uma resistência à insulina. Mas qual o impacto disso? Se o corpo barra a insulina, ela não consegue exercer o seu trabalho que é o de promover a entrada de glicose nas células. Se a glicose não é transportada para o interior das células, permanece acumulada no sangue, o que dá origem a diabetes.
Ou seja, a diabetes surge em função da dificuldade que o organismo tem em controlar os níveis de açúcar no sangue e se a doença não for diagnosticada e/ou controlada da maneira correta, ela pode resultar em graves complicações.
O que é periodontite?
A periodontite é um tipo de doença periodontal que surge a partir do não tratamento da gengivite. Ambas são inflamações que prejudicam ou mesmo destroem a estrutura dos dentes (gengiva, osso e ligamentos), a diferença é que a periodontite caracteriza-se por ser mais agressiva a saúde bucal e ter consequências mais graves.
A inflamação na gengiva não tratada acaba exercendo uma força fora do padrão da boca para abrir espaços entre os dentes. Ao fazer isso, deixa-se o caminho livre para que ocorra um acúmulo de placa bacteriana. Se há bactérias presentes na inflamação, maior é a probabilidade dos tecidos de proteção e sustentação dos elementos dentários serem prejudicados.
Saiba mais sobre doenças periodontais e os níveis de periodontite clicando aqui.
Qual a relação entre a doença periodontal e a diabetes?
Assim como as doenças mencionadas no início do artigo, a diabetes e as doenças periodontais, mais especificamente a periodontite, também possuem uma forte conexão. A questão que devemos lembrar e orientar nossos pacientes é que a relação entre elas é bidirecional, ou seja, tanto a diabetes pode favorecer o surgimento da periodontite, quanto esta pode dificultar o controle da diabetes. Isso acontece porque o metabolismo como um todo é alterado e esse é um dos motivos pelo qual reforço frequentemente com meus alunos e mentorados sobre a importância de exercer uma odontologia holística, dando atenção a saúde bucal e geral do paciente.
Se um paciente diabético não mantiver o controle da doença, o fluxo sanguíneo permanece em desequilíbrio e, consequentemente, a região do periodonto é afetada. A oscilação da taxa glicêmica pode piorar as inflamações iniciais da gengiva e prejudicar o processo de cura e cicatrização. Isso significa que todo paciente que possui diabetes tem ou terá doença periodontal? Não, pois há diversos fatores associados que podem impactar na ocorrência, desenvolvimento e gravidade da doença periodontal como:
- Tipo de diabetes
- Idade do paciente
- Duração da doença;
- Forma inadequada de controle da diabetes
Além da periodontite, a diabetes pode contribuir com o surgimento de outros problemas e doenças bucais como: cárie, alteração do paladar, mudança na microbiota da cavidade oral, perda dentária, halitose (mau hálito), má oclusão, complicações peri-implantares, candidíase oral, entre outros. Todos esses possíveis desafios impactam na qualidade de vida e justamente por terem uma maior probabilidade de desenvolverem essas doenças que os pacientes com diabetes precisam dar ainda mais atenção aos cuidados com a higiene bucal.
Principais cuidados com sua saúde bucal
Por mais que você oriente seus pacientes com diabetes a cuidarem e manterem a higiene bucal de forma frequente nas consultas, recomendo investir em outras formas de comunicação para que eles não deixem de priorizar a saúde bucal e, consequentemente, piorar a falta de controle da taxa glicêmica. Oriente e reforce o lembrete sobre os seguintes cuidados:
- Fazer a higiene bucal após as refeições;
- Fazer o uso de fio dental;
- Visitar o dentista de forma regular;
- Atentar-se a sinais e sintomas na boca, dentes e gengiva: sangramento na hora de mastigar ou higienizar a boca, gengiva vermelha e inchada, dor de dente, mau hálito, raízes expostas, dentes moles, gosto estranho na boca…
Outro ponto importante que vale lembrar o seu paciente é o fato dele também fazer o acompanhamento com um(a) profissional especializado em Endocrinologia. Em alguns casos, pode ser que você, a partir da avaliação da saúde bucal do paciente, identifique a probabilidade de incidência de diabetes e oriente-o a procurar um endocrinologista. Em outros, o paciente já procurou e está seguindo com as indicações e tratamentos. Aqui entra a importância de você ter um histórico do paciente completo, se não tem informações como essas, coloca em risco não apenas a saúde do paciente como também a sua carreira.