A presença da tecnologia em nossas vidas não é nova e conforme aprimoramos estudos, técnicas e máquinas, mais setores, áreas, profissões e profissionais têm acesso a ferramentas e sistemas avançados que visam auxiliar nas funções diárias. Porém, mesmo não sendo nova e já termos diversos exemplos, muitas pessoas ainda acreditam que as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), foram criadas para substituir o profissional do consultório odontológico.
Que a IA tem a capacidade para gerar, classificar e executar tarefas, isso sabemos e não podemos negar, mas será que ela pode ser uma ameaça para nós, dentistas? Será que o que gera esse pensamento não é a falta de conhecimento e também de interesse de alguns profissionais em entender como essa inovação pode beneficiar o trabalho e o atendimento diário deles?
Por já atuar há 40 anos no mercado da Odontologia, vivi diversas fases da área, descobri, pesquisei e testei muitas tecnologias que foram surgindo, algumas permaneceram, outras desapareceram tão rápido quanto surgiram, e uma das minhas principais conclusões foi que a tecnologia de ponta não substituirá o profissional pois a Odontologia vai muito além de procedimentos cirúrgicos e inserção/remoção de aparelhos fixos. O que a IA tem feito hoje é oferecer mais tempo para que nós, dentistas, tenhamos mais tempo para a análise dos problemas e atendimento personalizados aos nossos pacientes.
Como a IA pode melhor o atendimento Odontológico
A primeira coisa a se fazer é olhar para a IA como uma ferramenta tecnológica aliada, que tem o potencial de melhorar a rotina dos processos odontológicos. O atendimento que damos aos nossos pacientes durante e após consulta e tratamentos diz muito sobre a nossa qualidade como profissionais. Você pode saber realizar a técnica de maneira eficaz, com o menor número de falhas possível, mas se não oferecer cuidado, informação e integração aos pacientes, a técnica em si passa a não ter tanta força.
Anos atrás, quando um paciente chegava ao meu consultório, sentava na cadeira e eu diagnosticava que ele estava com um apertamento dentário, por exemplo, era muito mais complexo explicar o que estava acontecendo na estrutura dentária dele, o grau de apertamento, o que poderia ocorrer se não fosse tratado e como seria o procedimento dali em diante. Hoje, as aplicações da IA nos permitem mostrar imagens em tempo real, com cores e maior nitidez, aos pacientes, melhorando a compreensão deles em relação ao processo e sua saúde bucal.
Você e eu sabemos que existem termos e técnicas dentro da Odontologia que são mais complicadas de explicarmos para quem não é da área e o apoio visual tecnológico auxilia bastante. Já temos disponível no mercado ferramentas de inteligência artificial que geram simulações virtuais e modelagem 3D, permitindo acesso a representações visuais da situação da boca, dentes e gengiva. Com a digitalização e processamento das informações em um Scanner Bucal com IA, por exemplo, podemos analisar e mostrar aos pacientes como os dentes estão se relacionando, se possuem contato, se esse contato entre os dentes está ou não com uma força maior do que deveria…
Fonte da Imagem: Dra. Silmara Roeder
Além de melhorar a comunicação e o relacionamento que você tem com o paciente durante a consulta, a IA também pode lhe ajudar a analisar radiografias e tomografias, identificar possíveis problemas dentários, os quais a olho nu ainda não podem ser vistos ou mesmo passaram despercebidos, assim como também permite ter uma previsão sobre os resultados do tratamento.
Quer um exemplo? Ao termos a IA como apoio na análise de um caso de implante dentário, podemos ter acesso a informações mais precisas em relação a densidade óssea, equilíbrio de oclusão, questões estéticas e outros fatores que possam impactar na colocação daquele implante no paciente. Quanto mais dados temos, maior é a probabilidade de exercermos o nosso trabalho com o menor risco possível e maior benefício aos pacientes, concorda?
O papel da tecnologia na Odontologia
Tem como atuarmos na Odontologia sem o apoio da tecnologia? Tem, tanto que era assim que funcionava em épocas anteriores, mas os processos e tratamentos tornam-se muito mais lentos e restritos, sem contar a questão da segurança.
Imagine se a tecnologia não estivesse avançada como está hoje, como conseguiríamos realizar as teleconsultas e atender pacientes em outras regiões ou mesmo países? As plataformas voltadas para a teleodontologia têm aprimorado seus recursos para facilitar o dia a dia dos profissionais que as utilizam, assim como para facilitar o acesso a informações do tratamento pelo paciente à distância, já que muitas já estão sendo desenvolvidas com o sistema de IA. Segundo uma pesquisa feita pela Vantage Market, a análise de Big Data, ou seja, dos dados em volume e rápido acesso, para o setor de saúde pode chegar a US$ 79,23 bilhões até 2028. Isso significa que o atendimento ao cliente tende a ser ainda mais personalizado e preciso a partir da identificação de padrões e tendências nos exames e dados dos pacientes.
As novas funcionalidades são benéficas principalmente para a organização e cumprimento dos tratamentos. Assim como você precisa de um sistema que reúna as informações para acompanhar melhor o histórico e tratamento de quem atende, alguns pacientes também precisam de um sistema que os ajude a lembrar de quanto em quanto tempo devem retornar ao dentista, tomar a medicação, fazer a troca dos alinhadores e assim por diante. Ou seja, além de beneficiar os resultados dos tratamentos odontológicos, a tecnologia também pode impactar positivamente na gestão do seu negócio.
Se você, assim como eu, tem seu próprio negócio, sabe que a gestão envolve múltiplas tarefas e que sozinhos não conseguimos dar conta de tudo. Ter ferramentas de IA para simplificar e otimizar não apenas as suas atividades, mas também as da sua equipe, como um software para analisar os dados financeiros, para administrar o agendamento de consultas e para armazenar documentos importantes do paciente, melhoram a qualidade da sua gestão.
Sim, a questão “custo” da tecnologia, equipamentos e softwares, ainda é algo que preocupa. Montar um consultório com os equipamentos mais modernos custa caro e, infelizmente, não é acessível para todos os profissionais no Brasil. O lado positivo é que com o aumento das ofertas, o preço tem diminuído e a tendência é a de que nos próximos anos os aparelhos digitais e sistemas tornem-se mais acessíveis. Mas mesmo com a redução de preços, não há uma regra de que você precise comprar e ter todos os equipamentos, há serviços e processos odontológicos que podem ser terceirizados. Por exemplo, você pode ter empresas parceiras e confiáveis para fazer o serviço de escaneamento da estrutura dentária dos pacientes ou mesmo para preparar as próteses dentárias.
Não tratamos somente dentes
Daqui para frente, a tendência é de termos cada vez mais ferramentas baseadas em IA à nossa disposição e por mais que seja importante estarmos atentos a elas e buscarmos conhecimento técnico e operacional para utilizá-las, gosto de reforçar que não podemos esquecer de fortalecermos a nossa habilidade de reconhecer as necessidades dos pacientes.
Saiba identificar como as mudanças de vida impactam na saúde bucal das pessoas e quais as possíveis soluções para cada caso. Afinal, de nada adianta ter acesso a uma ferramenta odontológica com IA se não souber o básico, se não tiver o conhecimento de como resolver o desafio que está a sua frente. Tenha suporte de tecnologias que lhe auxiliem no diagnóstico e atendimento do dia a dia, mas também busque cursos, treinamentos e mentorias para abrir seus olhos em relação a importância de praticar uma odontologia holística. Hoje não podemos mais atuar focando somente em problemas pontuais, como a cárie, o tártaro ou a doença periodontal, mas sim na saúde geral dos pacientes, no organismo como um todo.