O papel da boca em nossa vida vai muito além da alimentação e da saúde, ela é um captor de posicionamento no mercado e na sociedade. Se formos analisar o comportamento e universo dos animais, a boca é uma ferramenta de sobrevivência, aqueles que possuem a boca mais saudável e forte, sobrevivem melhor na natureza. Na sociedade humana, acontece o mesmo. Aqueles que não têm um sorriso saudável são vistos, em primeiro momento, de maneira distinta pelo olhar dos outros, pois cria-se a percepção de que pode haver algo de errado com aquele indivíduo.
O sorriso faz parte de um conjunto de comunicação entre os indivíduos. Pesquisas científicas, tal como a realizada por Ekman (2009), apontam que o sorriso aberto, mostrando os dentes, demonstra sinal de confiança e credibilidade. Ao mesmo tempo, aquela pessoa que sorri sem mostrar os dentes, apenas com a bochecha, parece esconder algo e não transmite boas sensações.
Ao sorrir abertamente, portanto, a pessoa demonstra mais habilidade e confiabilidade, atraindo mais quem está ao seu redor – seja na vida pessoal ou profissional. Isso significa, em outras palavras, que o sorriso pode definir se um negócio será (ou não) concluído com sucesso.
Recentemente atendi um paciente com aproximadamente 40 anos. Bem sucedido, ele não demonstrava em sua aparência o sucesso que tinha nos negócios. O resultado? Poucas pessoas viam ele como um esse homem bem-sucedido. Ao chegar no consultório, sua expressão era envelhecida, porque seus dentes estavam desgastados, amarelados e parecendo mal-cuidados. Ele mesmo estava descontente com sua aparência, relatando que precisava representar o sucesso que ele tinha também em sua imagem. Outro paciente, da mesma faixa etária, bem-vestido e também relatando seu sucesso, estava com a mesma queixa. Seus dentes estavam bons e saudáveis, mas desgastados e começando a incomodar sua aparência.
Os dois pacientes vieram até o consultório porque estavam preocupados com o que a imagem deles estava refletindo, porque a comunicação que o sorriso deles estava repassando estava ruim. Ao sorrir sem mostrar os dentes, percebia-se que algo não estava legal, gerando desconfiança e descrédito acerca de suas conquistas.
Mesmo com todo o sucesso profissional que tinham, ainda havia dúvidas sobre eles, afinal, a confiança estava prejudicada.
Sensações e sentidos
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com seu sorriso. Um dos motivos é o mesmo dos clientes citados anteriormente, pois o sorriso é fundamental para a imagem do indivíduo.
Outro fator está relacionado com os sentidos. A percepção das pessoas, mesmo com todo o sucesso do mundo a seu favor, é alterada se o sorriso dela não tiver dentes bonitos e saudáveis. Isso acontece porque o sorriso é uma das primeiras impressões que ficam quando se conhece alguém. Portanto, quando os dentes estão descuidados, há mais chance de não inspirar confiança.
Então podemos afirmar que o sorriso faz parte da jornada de sucesso de alguém?
Eu afirmo, sem dúvidas, que sim. Quem está em busca do sucesso deve se atentar a como está o seu sorriso. Você pode perceber que precisa da odontologia para ter uma aparência que inspira confiança. Da mesma maneira, seu sucesso pode não ser reconhecido pelo fato de que não inspira a confiança pelo seu sorriso. E não é isso que você deseja, não é mesmo?!
Saiba como a estética bucal tem enganado as pessoas clicando aqui!
Confiança que gera credibilidade
Um sorriso confiante também desperta a credibilidade, mesmo em quem não se conhece muito. Dois pacientes candidatos nessas eleições procuraram tratamento porque perceberam que o sorriso não estava bom diante do seu público. Ou seja, na hora de pedir votos, os dentes não estavam ajudando – e sim prejudicando a comunicação com o eleitorado.
Os pacientes que atendi esperavam exatamente essa relação de confiança e firmeza em seu sorriso. Um deles até mencionou que “jamais votaria em alguém com sorriso feio”, e não queria perder votos por esse motivo. Julgar políticos por sua aparência é uma realidade e as pessoas que disputam cargos eletivos devem estar atentas a essa realidade.
Se você tem uma arcada dentária saudável, consegue repassar também a mensagem de cuidado, confiança e credibilidade. O mesmo acontece no inverso: quanto menos cuidado, mais chances de repassar uma imagem de não confiável, descuidado e sem credibilidade.
Saiba mais como um sorris impacta na sua marca pessoal neste episódio do meu podcast que gravei com o Ricardo Dalbosco, mentor e especialista em marca pessoal:
Nem todo sorriso precisa ser perfeito
Diante da necessidade de um sorriso para o sucesso profissional e uma imagem coerente com a sua realidade, há também uma busca desenfreada por procedimentos odontológicos que parecem ser “milagrosos”. E é nesses casos que o perigo aparece, sabe por quê?
As arcadas dentárias são diferentes, bem como o formato do rosto e particularidades do indivíduo. É por isso que não se deve oferecer o mesmo tratamento para todos. Um caso específico é o uso de facetas em qualquer pessoa. Nem sempre esse recurso vai transmitir a mensagem que se deseja, podendo fazer exatamente o contrário.
O resultado negativo é uma possibilidade que irá transmitir uma mensagem completamente diferente da desejada.
Dessa maneira, o ideal é sempre consultar um profissional especializado e preocupado verdadeiramente com o resultado final do paciente. Muitas vezes, o bonito está muito mais ligado à saúde do que ao método mais caro ou da moda.
Fundamental mesmo é reabilitar seu sorriso para não perder a aparência natural e não deixá-lo artificial.