Ainda muito jovem, você precisou tomar uma das decisões mais importantes da primeira parte da sua vida: qual carreira seguir. Dentre as milhares de opções, optou pela Odontologia. Começou a graduação, aprendeu a atuar em áreas distintas desse universo, conquistou seu diploma e ao se deparar com o mercado de trabalho, surgiu um novo questionamento: qual o melhor caminho para seguir, para ter sucesso e auxiliar as pessoas a terem uma saúde bucal e vida de qualidade?
Essa é uma dúvida comum dos meus alunos e mentorados recém-formados que ainda estão decidindo qual área da Odontologia seguir ou ainda não estão seguros se terão retorno financeiro e satisfação pessoal e profissional no que já escolheram. Se você, assim como eles, também faz esse questionamento a si mesmo, esse artigo vai lhe auxiliar a deixar as ideias mais claras em relação ao futuro do mercado da Odontologia e, consequentemente, da sua carreira.
O cenário do mercado da Odontologia
Há 40 anos, quando comecei minha carreira, havia menos de 100 mil profissionais na Odontologia no Brasil. Hoje, o cenário é totalmente outro e a cada ano novos dentistas surgem no mercado. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o número de cirurgiões-dentistas no país ultrapassou os 400 mil no segundo semestre de 2023, nos colocando na primeira posição global em relação à quantidade de profissionais.
Crescimento do número de cirurgiões-dentistas no Brasil – Fonte da Imagem: Odontologia News
Se nós nos surpreendemos com cada nova abertura e quantidade de farmácias no Brasil, que passa de 90 mil estabelecimentos, em relação a quantidade de habitantes, é porque muitos dos profissionais da Odontologia ainda não olharam o próprio mercado com mais atenção. Pegando os dados do último Censo, o de 2022, e relacionando-os com a quantidade de cirurgiões-dentistas que temos no país, chegamos a conta de um profissional para cada 503 brasileiros. Mas não é apenas aqui que esse aumento vem acontecendo. Nos Estados Unidos, por exemplo, até 2030, as oportunidades de emprego na área tendem a crescer 4% segundo os dados do Bureau of Labor Statistics (BLS). A pergunta que fica agora é: será que isso é um problema para quem está entrando agora no mercado?
Não, porque ao mesmo tempo que temos mais profissionais atuando, temos o crescimento da necessidade dos serviços e cuidados odontológicos, principalmente entre as gerações mais velhas que aumentaram suas expectativas de vida e têm buscado maneiras que as façam ter mais saúde para viver melhor. Mas o fato da demanda subir junto com a quantidade de profissionais, não significa que basta apenas concluir a graduação e dominar o que aprendeu durante os anos de estudo, é preciso planejar a carreira de forma ainda mais estratégica para se destacar no meio de tanta gente e estar preparado(a) para acompanhar o crescimento do setor da Odontologia, e isso inclui estar atualizado(a) em relação:
- Aos avanços da tecnologia;
- Ao surgimento de novas técnicas;
- A mudança na demografia dos pacientes;
- Ao aumento de consciência das pessoas em relação a saúde bucal;
- Às novas doenças bucais e suas consequências;
- Ao estilo de vida do brasileiro;
- Entre outros.
Justamente por essa maior necessidade de cuidados com a saúde bucal que certas áreas dentro da Odontologia têm sido mais procuradas pelos profissionais que buscam se desenvolver e obter novas especializações, atingindo maiores retornos financeiros, satisfação profissional e equilíbrio de vida.
5 áreas especializadas mais procuradas na Odontologia
Você que já é formado ou está quase lá, tem consciência de que a profissão Dentista atua no cuidado da saúde e estética da boca, envolvendo dentes, gengivas e outras estruturas. É um campo profissional amplo que lhe dá vários caminhos e que cada um deles tem suas especialidades e exigem determinados graus técnicos e práticos.
De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), as três áreas com maior número de profissionais especializados são: Ortodontia, Implantologia e Endodontia. Quais as outras? Veja no gráfico a seguir.
Número de profissionais por área da Odontologia Fonte da Imagem: Odontologia News
A escolha da área para se especializar requer uma análise muito bem pensada, considerando fatores não apenas atuais de mercado, tecnologia e características populacionais, mas também de tendências, cenários futuros e conexão com seus objetivos e valores. No meu caso, optei por me especializar em uma técnica que tem transformado o sorriso dos meus pacientes ao longo de todos esses anos de atuação. Percebendo a mudança do mercado e necessidade dos meus pacientes, desenvolvi uma técnica única da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) utilizando a resina ao invés da cerâmica.
Por meio dessa técnica e material, tenho um custo de produção muito mais baixo, pois não há a necessidade de contratar laboratórios de prótese para produzir o material. Só esse fator já é benéfico pois reduz significativamente os custos em uma proporção de até quatro ou cinco vezes em comparação com o mesmo processo feito em cerâmica. A resina, além de oferecer um resultado estético e idêntico ao da cerâmica, ainda tem a vantagem de evitar o desgaste dentário, tornando o processo mais seguro e benéfico para o paciente. Assim como eu e diversos alunos e mentorados que tive e tenho, você também pode adotar essa técnica inovadora no seu consultório e atendimentos para ter mais sucesso, retorno financeiro e pacientes satisfeitos.
Entre em contato comigo para saber mais sobre a técnica e minha mentoria
Ter o conhecimento e se desenvolver em uma técnica mais rentável e segura de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) será vantajoso para sua carreira, principalmente se optar seguir pela Ortodontia e a Implantodontia, as áreas procuradas pelos profissionais e que possuem maior demanda do mercado. Vamos entender um pouco sobre o papel das cinco principais especialidades da Odontologia:
Ortodontia
A área mais procurada por profissionais que buscam se especializar tem o papel de corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares que se desenvolveram de forma inadequada, prejudicando a estrutura e função bucal. É por meio dessa especialidade que diagnosticamos e tratamos problemas de alinhamento dos dentes e desequilíbrio em relação a harmonia da estrutura óssea e facial. A Ortodontia é dividida em três categorias, preventiva, interceptativa e corretiva, e os tratamentos, na maioria das vezes, se faz com o uso de aparelhos: fixos estéticos e alinhadores.
Implantodontia
A Implantodontia é a especialidade da Odontologia que lida diretamente com implantes dentários, os quais são uma alternativa para a falta de um ou mais dentes. Com ela, é possível iniciar um processo de reabilitação na boca do paciente, oferecendo novamente a ele uma estrutura bucal funcional e confortável.
Endodontia
Por meio dessa especialidade, diagnosticamos e tratamos as doenças e lesões presentes na raiz e na polpa do dente, como os problemas de canal, que muitos pacientes já ouviram falar, morrem de medo de ter que fazer, mas nem sempre entendem do que se trata e como pode surgir. A Endodontia, portanto, é a área da Odontologia na qual o profissional analisa e age para cuidar do sistema de canais radiculares e tecidos periapicais, tratando especificamente dos problemas internos dos dentes.
Prótese Dentária
Esta é a área da Odontologia que trabalha com o que popularmente é conhecido como dentadura ou, de forma técnica, prótese dentária. Os especialistas em próteses dentárias confeccionam de forma personalizada e cuidadosa uma estrutura que servirá para substituir um ou mais dentes faltantes na boca. É uma especialidade que requer muita atenção e conhecimento já que tem o papel de reconstruir um substituto ao dente que ofereça a mesma função e conforto para o paciente.
Periodontia
Na Periodontia, o papel do dentista é o de tratar a saúde dos tecidos periodontais, ou seja, da base da nossa boca que sustenta os dentes: gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal. Os especialistas nesta área concentram seus estudos na compreensão, prevenção e busca de melhores tratamentos para as doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.
Saiba mais sobre doenças periodontais clicando aqui
Independente da área que for escolher, uma coisa é certa: decida seguir por um caminho que lhe gere realização profissional e lhe permita gerar um impacto grande e profundo na vida do seus pacientes. Quando você se especializa em algo, elevando seu nível e oferecendo as melhores técnicas, tratamentos e segurança em seus atendimentos, mais você alavanca sua carreira e se sente valorizado. Você, eu e todos os profissionais da área temos consciência de que o cenário da Odontologia muda constantemente, e cada vez mais rápido, portanto, se quiser transformar a sua realidade, procure aumentar sua visão sobre o futuro e busque se capacitar em técnicas inovadoras, como a técnica de DVO que desenvolvi, para ter ferramentas mais eficientes na luta contra a destruição dentária e melhora da saúde bucal.