Com as transformações no setor de tecnologia e saúde, sempre vem à mente aquela dúvida: como me adaptar ao mercado e às novas ferramentas? Com a ortodontia não é diferente! Há anos os ortodontistas têm trabalhado com as técnicas clássicas aliadas às inovações do campo e agora é a vez dos alinhadores “invisíveis”.
Como eles impactam o dia a dia do seu consultório?
Assim como os aparelhos convencionais e fixos, os alinhadores do tipo “invisalign” tem a função de alinhar, nivelar e corrigir maloclusões dentárias. A diferença está na adaptabilidade do paciente, os invisalign são moldeiras adaptáveis e transparentes trocadas de tempo em tempo para um tratamento ortodôntico que antes era executado apenas pelo aparelhos fixos.
É claro que o paciente que conhece a metodologia do invisalign fica apaixonado pela técnica, entre as grandes vantagens estão: agilidade no tratamento, estética, higienização, conforto, facilidade de manuseio entre diversos outros fatores que fazem brilhar os olhos de pacientes que precisam iniciar ou voltar a usar o aparelho.
Você já deve imaginar como isso tem atraído um grande público, não é mesmo?! Segundo Ortodontistas, a procura por alinhadores invisíveis tem crescido a cada ano no Brasil e, com isso, o setor tem movimentado uma nova categoria de dentistas que trabalham exclusivamente com o método.
De acordo com pesquisas desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP), é possível identificar que o Invisalign é uma ótima opção para problemas leves e moderados, mas podem ser menos eficazes em casos mais severos. Para isso é preciso de uma análise minuciosa do próprio dentista.
Não é novidade que a escolha do aparelho precisa ser realizada a partir de uma análise ortodôntica por parte do dentista para identificar qual é a profundidade do problema e o melhor tratamento. Afinal, nem sempre é possível utilizar a técnica e, nesses casos, uma boa conversa e análise entre paciente e profissional é necessária para um alinhamento de expectativas.
No entanto, as discussões em torno do tema têm tomado um novo rumo em 2022, enquanto alguns profissionais trabalham especificamente com o tratamento ortodôntico convencional, outros, têm buscado apenas o foco nos alinhadores.
Mas será que os alinhadores são benéficos para seu paciente?
Como o invisalign requer menos especialização ortodontica e mais tecnologia, alguns dentistas têm focado em sua comercialização e um retorno rápido sem, muitas vezes, conseguir alcançar uma solução para seu paciente que seja realmente eficaz. O que, a longo prazo, pode ser danoso para a imagem de sua marca e os resultados do seu paciente.
Por isso, também, existe uma classe de profissionais se especializando na ideia do invisalign. Vale aqui o alerta para os perigos de separação entre ortodontia convencional e a dos alinhadores invisíveis, afinal, é possível trabalhar de forma complementar.
Para fugir desse problema, diversos ortodontistas estão buscando um sistema de trabalho híbrido entre o convencional e os alinhadores contemporâneos, também, por uma questão financeira, trabalhar com alinhadores é mais rentável do que os aparelhos convencionais.
Hoje, uma gama de profissionais aderiram ao invisalign como uma forma de oferecer mais uma opção de serviço e tratamento ao paciente, sem deixar de lado o foco no resultado final, isso porque, em alguns casos é possível que o paciente não tenha sucesso com os alinhadores invisíveis e precise colocar uma aparelho fixo para o tratamento ter o resultado esperado.
Mesmo que não seja a vontade do seu paciente, é uma questão de acordo e adaptabilidade!
Em todo caso é necessário que o dentista se especialize, estude, pesquise e procure formas de atender o paciente sem comprometer a qualidade do tratamento. O invisalign é um tratamento mais caro que o aparelho convencional, por isso também, as expectativas do paciente aumentam para um resultado perfeito. Nesses casos, não basta atrair o paciente, mas cumprir a promessa dos dentes do sonhos!
Por isso, é importante que seja oferecido um tratamento ortodôntico completo, planejado, focado na saúde integral da boca. Não é possível um sucesso ortodôntico focado apenas no aspecto comercial. De acordo com contrato dos alinhadores invisíveis, a responsabilidade do tratamento eficaz é toda do profissional, e isso acontece através de adaptabilidade entre o tratamento e o problema de cada paciente.
O segredo? É não vender apenas um tratamento e sim focar em tratamento + resultado para o paciente.