Se eu lhe pedisse para fazer uma lista com as principais coisas que influenciam na sua felicidade, ações para melhorar sua saúde mental e emocional estariam presentes? Provavelmente sim, já que sem uma boa saúde, não conseguimos apreciar a vida em sua totalidade. Mas e o seu sorriso? Também estaria na lista?
Ao longo de toda nossa jornada, a vida nos oferece diversos momentos para sorrirmos, direta ou indiretamente. Conquistas, surpresas ou notícias boas acabam nos gerando alegria para abrir aquele sorriso involuntário, ou, ainda, somos incentivados a sorrir ao ler aquela famosa placa do “Sorria, você está sendo filmado” em um elevador ou mesmo quando vamos tirar uma foto e alguém diz “Xiiis”.
Todo mundo sorri, até mesmo o indivíduo mais mal-humorado da face da Terra, mas nem todos têm conhecimento do poder que um sorriso pode gerar na nossa saúde mental e emocional, e, consequentemente, em nossa felicidade.
O que acontece com nosso cérebro quando sorrimos?
Quanto mais avançamos em termos tecnológicos e nos estudos voltados à saúde, bem-estar e felicidade, mais fica comprovado que um simples sorriso possui muito mais benefícios do que se possa imaginar. Além de ajudar na conexão de pessoas, sorrir faz bem para o corpo e mente, auxiliando na melhora do humor, na redução de estresse e da ansiedade.
Um estudo realizado recentemente na Califórnia pela Universidade Loma Linda, localizada em uma das Blue Zones (locais do mundo nos quais os residentes possuem maior longevidade), mostrou que quanto mais risadas nós dermos, maior é a queda dos hormônios que aumentam a pressão sanguínea, geram estresse e aumentam os índices do colesterol. A pesquisa foi feita com 14 voluntários que assistiram a programas e filmes de comédias durante o monitoramento feito pela equipe, que concluiu que, sim, o riso auxilia na prevenção de doenças de coração e diabetes.
Mas como isso funciona? De maneira bem simplificada, isso é possível porque ao assistir e/ou vivenciar situações engraçadas e que nos fazem sorrir, nossa mente passa a ativar neurotransmissores e a liberar hormônios, endorfina e serotonina, que estão associados ao nosso bem-estar, fazendo com que nosso corpo como um todo fique mais relaxado e confortável.
Pense em uma situação do seu dia a dia, na qual estava em um ambiente em que sorriu sozinho(a) ou lhe fizeram sorrir. O quão bem você se sentiu naquele determinado momento? Ou ainda, lembre de momentos em que suas preocupações foram temporariamente esquecidas simplesmente por estar dando risada com pessoas que ama. Esses são momentos de relaxamento e bem-estar que surgem a partir de hormônios que são ativados pelo riso. Isso tanto é verdade que há anos, dentro do setor da saúde, as sessões de terapia do riso, a chamada Risoterapia, e a estratégia dos Palhaços em hospitais são utilizadas para melhorar a experiência, principalmente de crianças e idosos, que estão vivendo situações de grande impacto emocional, como internações e tratamentos.
Se o ato de sorrir é tão benéfico, melhorando a saúde mental e emocional, por que ainda há pessoas que não aproveitam essa ferramenta natural para serem mais felizes?
É impossível mencionar apenas um responsável por isso, pois sabe-se que há um conjunto de fatores, que mudam de indivíduo para indivíduo, que acaba impedindo o sorriso frequente. Porém, um dos fatores que posso mencionar e afirmar que de fato impacta na felicidade das pessoas é: muitas possuem sentem vergonha dos seus próprios sorrisos.
Há anos atuo na área da Odontologia, incentivando e auxiliando a sociedade a investir no cuidado à saúde bucal, e uma das grandes queixas que escuto dos clientes, que chegam até minha clínica e/ou que comentam em meus conteúdos compartilhados em minhas redes sociais, é que de não gostam de seus dentes e de seus sorrisos. Sentem vergonha e por isso deixam de sorrir.
Como ter e cuidar do seu sorriso para melhorar a Saúde Mental e Emocional
O sorriso é uma expressão universal. Em qualquer lugar do mundo que você vá, se sorrir ou alguém sorrir para você, conseguirão se comunicar. É um idioma sincero que influencia na percepção que os outros possuem sobre nós e na nossa confiança e autoestima. Para ajudar você a ter e cuidar da sua boca e do seu sorriso, trago aqui três dicas de ouro:
Dica 1: Agende uma consulta no dentista
Para que tenha um sorriso que transmita essa confiança e imagem positiva, é preciso investir na saúde bucal como um todo. Isto é, olhar para a saúde de toda a estrutura dentária, se atentar para dores e desconfortos, e não investir apenas na parte estética dos dentes. Já atendi casos nos quais o cliente dizia não ter desconforto algum, porém já ter problemas silenciosos que futuramente poderiam gerar dor ou mesmo inibir o sorriso sincero e verdadeiro. Por isso, procurar orientação profissional é fundamental.
Saiba mais sobre saúde bucal clicando aqui.
Dica 2: Cuidados diários da higiene bucal
Sorriso bonito é consequência de um sorriso saudável. De nada adianta agendar e ir a consulta, se não cuidar diariamente da sua higiene bucal da forma correta. A seguir listo sete cuidados que recomendo ter em sua rotina para que seus dentes e gengivas irradiem saúde:
- Escove seus dentes adequadamente, com escovas de cerdas macias e sem usar a forca;
- Não esqueça de usar o fio dental (ele é mais importante do que imagina);
- Busque limitar o consumo de alimentos com muito açúcar e/ou muita acidez, pois podem aumentar o processo do desgaste do esmalte dos dentes;
- Mantenha uma alimentação equilibrada com vegetais, proteínas, alimentos ricos em cálcio (como leite e queijo), frutas e grãos;
- Evite o consumo de tabaco;
- Troque sua escova a cada três meses ou quando notar que as cerdas já estão bem desgastadas;
- Esteja atento a sensibilidade, odores, dores e sangramento nas gengivas. Se notar algo fora do comum, procure o dentista o quanto antes.
Dica 3: Encontre motivos para sorrir todos os dias
Quem melhor do que você mesmo para saber o que lhe faz bem e lhe faz sorrir?
Autoconhecimento nesse processo é importante, pois é ele que irá lhe auxiliar a cultivar seu sorriso diário. Mesmo nos piores dias, naqueles momentos em que tudo parece estar contra nós, há algo que pode nos fazer sorrir. Talvez seja uma pessoa, uma comida, uma leitura, um lugar, uma música, uma ação…
Você sabe o que pode trazer sua alegria e motivação, e agora sabe qual o impacto que o seu sorriso pode ter na sua felicidade, qualidade de vida, saúde mental e emocional. Que tal fechar a leitura desse conteúdo sorrindo para si mesmo e estabelecer a meta de que a partir de hoje buscará sorrir cada vez mais todos os dias? Faça o teste e sinta os resultados!